Shutterstock - Business

Como organizar uma escala de trabalho para hospitais e varejo

Montar uma escala de trabalho eficiente e, que atenda as necessidades, tanto da empresa quanto dos funcionários, é uma tarefa que exige muito cuidado. Leis trabalhistas, normas e regras sindicais interferem diretamente nesse processo. E, se você, não tiver o conhecimento e o preparo necessário a tarefa pode se tornar árdua. No entanto, existem maneiras para contornar essa situação e organizar uma escala de trabalho que deixe ambas as partes satisfeitas. Acompanhe as nossas soluções:

 

Defina uma escala de trabalho eficiente em 6 passos

Um feedback entre funcionários e empresa pode ajudar muito na hora de definir a escala de trabalho. Organize uma grade de tarefas e folgas, que permita a otimização de resultados, no período de trabalho e, também, garanta o descanso necessário dos colaboradores. Acompanhe:

 

1. Conheça a legislação trabalhista

Estude as leis, que regem a legislação trabalhista, para avaliar os horários limites permitidos e os descansos e folgas mínimas exigidas. Com esse conhecimento, você não só evitará problemas com processos judiciais e trabalhistas, mas também organizará uma escala de trabalho mais adequada para os funcionários, que aumentará a produtividade.

 

2. Esteja atento às normas e regras sindicais

Além da legislação trabalhista, fique atento às regras que documentam as atividades exercidas por funcionários no segmento em que a sua empresa atua. Você pode definir uma escala de horários que beneficie os dois lados e que gera um clima de satisfação entre empresa e funcionário.

 

3. Atenção à escala de folgas

Tenha muito cuidado no momento de organizar a escala de folga dos funcionários. Uma grade mal elaborada pode prejudicar a produção e ainda gerar insatisfação dos colaboradores. Mantenha a atenção na função e nas atividades que cada um executa, diariamente, para evitar o risco de folgas de mais de um funcionário chave, no mesmo dia, para não comprometer a produção.

 

4. Defina horários de melhor produção

Uma das soluções primordiais para melhorar a organização de uma escala de trabalho é o auxílio de um sistema de ponto para planejar os melhores horários de trabalho. Essa iniciativa, aumenta a produtividade individual e, também, estimula o desenvolvimento da empresa. Respeitando a legislação trabalhista, normas e regras sindicais, você pode estimular os funcionários.

 

5. Automatize a escala de trabalho

Já imaginou organizar uma escala de trabalho de forma automatizada com ganho de produção e otimização de tempo? Talvez, você não saiba, mas agora isso é possível! Ficou muito mais fácil organizar as escalas de funcionários da sua empresa! Entre as ferramentas mais importantes, a bola da vez é o aplicativo de escala de horários de trabalho, que permite hierarquizar o horário dos funcionários dentro da empresa por meio do controle de ponto.

 

6. Democratize o trabalho dentro da empresa

Publique a organização da escala de trabalho em um mural, envie por e-mail, post no site institucional ou no blog corporativo. Essas ações permitem que todos os colaboradores tenham conhecimento dos horários do seu dia a dia.

 

Gostou do artigo? Entre em contato e compartilhe a sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>