Teamwork_jpg.jpg

Como trabalhar a gestão de equipes para gerar coesão

O sucesso de todo negócio é fruto do esforço e da sintonia dos seus funcionários. Isso vale para qualquer área: nenhum time de futebol ganha só com um jogador bom, uma agência de publicidade não é nada sem a boa comunicação entre o atendimento e a criação, da mesma forma que em uma empresa de alimentos os times de produção e controle de qualidade precisam estar em sintonia. 

Independente do ramo do negócio, a gestão de equipes é um processo importante para fazer com que o trabalho possa fluir melhor e para que os colaboradores consigam se identificar como parte de algo maior, visando atingir um objetivo comum. Existem diversas formas de fazer com que a coesão entre os colaboradores tome forma, e nesse post vamos destacar as principais práticas que podem ajudar no desenvolvimento de equipes. Acompanhe:

O que é a gestão de equipes?

Saber como trabalhar a gestão de equipes para gerar coesão é muito mais do que simplesmente promover festas da empresa e incentivar o encontro da equipe no bar para o happy hour. Embora essas práticas também façam parte desse processo, elas devem ser acompanhadas de outras iniciativas que envolvem algumas atitudes internas. 

A idéia de trabalhar a gestão de equipes para unir a força de trabalho é de incentivar mais comprometimento e companheirismo entre os funcionários, melhorar a comunicação, gerar motivação, e alinhar o time com os objetivos e princípios do negócio. Mas quais são as práticas que podem ajudar o gestor nessa tarefa?

Espalhe a cultura da empresa

A cultura da empresa é importante na construção de uma identidade corporativa. É através dela que os funcionários sabem o posicionamento de um negócio em relação às práticas do mercado, qual é a linguagem que ela usa com o seu público, e quais são seus principais objetivos. A cultura da empresa pode ser ensinada de diversas formas, mas o treinamento de novos funcionários (além de todos que ainda não estejam cientes) e o uso de um material aprofundado – como o famoso guia utilizado pela Apple – ainda são os mais efetivos.

Quando a cultura da empresa mostra aos seus funcionários que o negócio depende do trabalho em equipe, e que os objetivos só podem ser atingidos se todos trabalharem em conjunto para isso, eles se sentem uma parte importante de algo maior e, com o incentivo certo, é possível até criar o entusiasmo visto em torcedores de grandes equipes esportivas.

Misture parceiros

É normal que em muitos projetos diferentes funcionários precisem trabalhar juntos, e isso pode gerar mais oportunidades para que eles consigam se enxergar como um time. Aproveite essa hora e trabalhe a gestão de equipe fazendo com que diferentes profissionais colaborem em projetos distintos, faça com que eles ganhem confiança uns nos outros, e misture os talentos dos times para que eles possam se ajudar sempre que necessário. Isso vai fazer com que eles saibam que podem alcançar um sucesso ainda maior confiando na equipe.

Saiba resolver conflitos

Como em qualquer situação em que pessoas diferentes precisam interagir, é inevitável que ocorram discordâncias e conflitos dentro do time. Nessa hora é que o gestor precisa entrar em ação e mediar esses desentendimentos de forma justa, fazendo com que os funcionários possam conversar e interagir sem ressentimentos. 

Muitas vezes esses problemas não chegam à atenção dos líderes e acabam não resolvidos, fazendo com que a equipe viva em desconfiança e disputa de egos. Para evitar essa situação, o gestor deve abrir espaço para conversas, buscar sempre perguntar aos funcionários sobre dificuldades e sugestões e, acima de tudo, prestar atenção no que dizem e fazem para prevenir maiores problemas.

Incentive confraternizações

Além dos processos internos, existem os benefícios pelos clássicos momentos de confraternização dos funcionários. Para trabalhar a gestão da equipe procure planejar viagens de times, como eventos e congressos que façam com que os colaboradores convivam por mais tempo fora do ambiente de trabalho e consigam socializar. Festas da empresa no final do ano e reuniões periódicas em bares ou dentro da própria companhia também são um grande incentivo.

Vista a camisa

Mais do que qualquer outra coisa, um bom líder incentiva a união da equipe através do exemplo. Então mostre aos funcionários que você também veste a camisa da empresa, que faz parte de um time e está aberto a conversar e ouvir suas necessidades, e que tem os mesmos objetivos que eles. Grandes companhias mostram que todos são iguais e trabalham com um mesmo fim, algo que é notado na Disney, por exemplo, onde todos os funcionários “ajudam a criar a mágica” e são chamados pelo primeiro nome independente da sua posição. Lembre-se: a gestão de equipes também coloca você dentro do time.

Quer melhorar a sua gestão de equipe? Conheça nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>