fish-bowl.jpg

Saiba a importância de desenvolver talentos na sua empresa

Em um cenário onde a qualidade de vida se torna uma prioridade, e os incentivos tradicionais de aumento de salário e cargos mais promissores, menos interessantes, muitas pessoas escolhem correr atrás de novas oportunidades e fazem suas carreiras pulando de uma empresa à outra de acordo com o que acham mais recompensador. Enquanto isso traz vantagens para esses profissionais que continuam adquirindo novas experiências e expandindo o conhecimento, para as empresas que perderam os talentos no time isso acaba sendo um grande desperdício.

Os funcionários qualificados quando saem acabam levando, além dos seus próprios talentos, todo o treinamento, experiência e conhecimento que são fruto do investimento em capacitação feito pela empresa. Por isso muitos negócios hoje buscam criar um sistema de RH eficiente, adotam um software de gestão de pessoas, e buscam formas de reter e desenvolver funcionários constantemente. Nesse post você vai descobrir a importância do desenvolvimento de talentos para melhorar a produtividade da sua equipe e fazer a sua empresa crescer. Acompanhe:

Por que investir no desenvolvimento de talentos?

Da mesma forma que, ao sair, um funcionário pode levar consigo toda a sua expertise e conhecimento adquirido, fazer com que seu conhecimento cresça enquanto ele está dentro da empresa pode ser a chave para o sucesso de um negócio a longo prazo. A retenção de funcionários é algo que se torna cada vez mais difícil, e para que isso seja possível, antes de começar o desenvolvimento de talentos é necessário adaptá-los de acordo com os gostos e capacidades de cada colaborador.

Quando uma empresa investe em um profissional para que ele possa adquirir conhecimento e crescer na área em que se sente mais confortável, ele fica motivado e se torna mais produtivo junto à equipe (que também recebe o mesmo incentivo). Isso faz com que o negócio consiga atingir melhores resultados e possa explorar suas vantagens competitivas no mercado.

Como identificar talentos?

Mas afinal, como uma empresa pode desenvolver talentos? Basta investir em treinamentos e cursos específicos? Na verdade, o processo de desenvolvimento começa muito antes. Para conseguir fazer com que os funcionários possam trazer melhores resultados e se mostrarem importantes para o funcionamento da empresa, é necessário identificar seus talentos e capacitações antes de investir no desenvolvimento. Mas como isso é feito?

A identificação de talentos pede uma grande atenção dos gestores – o que se torna muito mais simples através do uso de um software de gestão de pessoas – e é necessário realizar análises constantes para que seja possível entender quem são os profissionais que mais trazem benefícios por conta de seus conhecimentos. Nessa etapa o gestor deve se fazer algumas perguntas:

  • Quem traz mais resultados?
  • Quais foram as atitudes tomadas para atingi-los?
  • Em que áreas esse funcionário se encaixa melhor?
  • Como ele transfere seus conhecimentos para os projetos da empresa?
  • Quais são suas principais habilidades?
  • Quais são as principais estratégias aplicadas para atingir objetivos?
  • Como a inovação é usada para atingir os objetivos?

Com essas respostas em mãos o gestor consegue definir como ele irá desenvolver os talentos dentro da equipe.

Como desenvolver talentos?

O desenvolvimento de talentos pode ser feito de diferentes maneiras. Normalmente, as primeiras idéias que surgem são baseadas em treinamentos e cursos específicos da empresa, mas apesar destas soluções se enquadrarem entre as mais importantes, existem muitas formas de começar e manter esse processo. Podemos destacar algumas:

  • Incentivo de motivação através de visão de futuro dentro da empresa;
  • Reconhecimento por conquistas e objetivos atingidos;
  • Salário e benefícios compatíveis ou melhores do que o do mercado;
  • Incentivar a inovação e não punir erros causados por tentativas;
  • Dar autonomia para decisões;
  • Dar feedbacks constantes e informativos;
  • Oferecer treinamentos, cursos, e o pagamento por MBAs e mestrados;
  • Dar mais responsabilidades relacionadas à sua área de expertise.

Essas ações, junto às análises de um software de gestão de pessoas, fazem com que não só os funcionários se tornem mais capacitados ao longo do tempo, como também ajudam a aumentar a retenção da força de trabalho. É importante entender que o desenvolvimento de talentos, além de fazer com que o seu negócio cresça de forma mais eficiente, também da à sua empresa um ambiente de trabalho mais interessante e acaba atraindo mais profissionais qualificados.

Quer investir no desenvolvimento de talentos? Conheça nossas soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>